Como a musculação pode ajudar contra a Diabetes

By Agência TB Web Treino Nenhum comentário em Como a musculação pode ajudar contra a Diabetes

Diabetes

Diabetes mellitus é uma doença que se caracteriza pela elevação de açúcar no sangue. Seu portador não consegue degradar as moléculas de glicose de forma correta ou em velocidade suficiente. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que 1 em cada 11 pessoas tenha diabetes, um número crescente.

O desenvolvimento da Diabetes

Um dos principais fatores que ajudam a desenvolver essa doença é a obesidade. Logo, torna-se evidente a importância de realizar exercícios físicos para manter uma vida mais saudável. E se for um treinamento de força, como a musculação é melhor ainda. Nesse artigo, falaremos um pouco mais sobre como a musculação pode ajudar no combate a diabetes. Confira a seguir!

Os treinos de musculação possuem exercícios repetitivos com pesos, aparelhos de musculação, bandas de resistência, e exercícios isométricos que aumentam a força e a resistência muscular. Como benefício da prática, ocorre uma redução de gordura no fígado e com isso, uma melhora no nível de açúcar no sangue e menor resistência à insulina!

O excesso de gordura no fígado pode causar inflamações que deixam as células hepáticas menos sensíveis a ação da insulina, e isso pode trazer consequências sérias como cirrose e a falência do órgão. Então, a principal tarefa é agir na redução de gordura do fígado para ajudar no controle da diabetes. É aí que entra a prática da musculação.

Além do efeito sobre a concentração de açúcar no sangue, a musculação ainda traz uma série de benefícios à saúde das pessoas como a melhora do colesterol, o aumento da sensibilidade à insulina, redução da pressão arterial, aumento da força muscular e da massa magra corporal, aumento do gasto de energia, aumento da força e resistência dos ossos, e também melhora a qualidade de vida!

Se você tinha dúvidas sobre praticar ou não exercícios físicos como a musculação, agora não tem mais! Você pode praticar sem medo de ser feliz! As atividades físicas praticadas regularmente podem mudar a sua vida de forma muito positiva, principalmente com uma alimentação saudável! Comece já!

Posts Relacionados

  • Share:

Leave a comment