A importância da Avaliação Física

Luciana-body-coach-avaliacao-fisica

Detectamos uma dúvida frequente dos alunos das unidades Body Coach Club referente à Avaliação Física. As perguntas geralmente são: “É necessário fazer?“, “Sou obrigado a fazer?“, “O professor só monta minha série se eu fizer a Avaliação?“, entre outras. Por esse motivo, o Sub-Coordenador da unidade Vila Valqueire, Ronaldo Silva, escreveu esse artigo para que possa esclarecer essa questão.

É necessário fazer?

A resposta é “sim”.

Então, por que é necessário fazer uma avaliação física antes de montar um programa de treino? Simples, vamos ao exemplo:

Quando você vai ao médico para consultar sobre alguma patologia ou enfermidade que te aflige no momento, afim de diagnosticar e remediar, o que o médico pede?

Sim. Um exame! Mas por quê? Porque ele necessita de dados para analisar, e a partir deles designar um tipo de TRATAMENTO.

Partindo deste exemplo, a avaliação física é uma “análise corporal”, ou seja, responsável pelo fornecimento de dados para a elaboração de um programa de treino mais eficiente e melhor direcionado.

Se algum profissional se presta a fazer um aglomerado de exercícios chamando de Treinamento, saiba que, tentar montar um treino sem basear-se nos dados de uma avaliação, esse treino é empírico. Há tipos e metodologias direcionadas para cada dado da avaliação, seja ela postural, seja perimétrico, patológico ou até informações pessoais, tais como: “Qual sua profissão?“, ou “Quantas horas dorme por noite?

avaliacao_fisica

É obrigatório fazer a Avaliação?

Essa resposta é “não”.

Você não é obrigado(a) a fazer uma avaliação física. Porém, você está atestando que não está treinando, e sim utilizando de exercícios para movimentar o corpo.

Estes exercícios farão bem ou estão de acordo com seu objetivo? Não tem como saber!

“A Pesquisa Nacional da Saúde, publicada no final de 2014, concluiu que 18,5% da população adulta do Brasil é acometida por doenças crônicas na coluna, totalizando cerca de 27 milhões de pessoas.”. Esses dados são de suma importância para prescrição de inúmeros exercícios, afinal utilizamos a coluna em praticamente todos os nossos movimentos.

Alguma dúvida?

 

Ronaldo-silva-body-coach-club

Ronaldo Silva é formado em Ed. Física pela UGF e pós-graduado em Treinamento Desportivo pela UFRJ. Casado e Pai do Lucas. Na Body Coach Club é sub-coordenador da unidade Vila Valqueire e professor de musculação na unidade Abolição, onde também já foi avaliador físico.

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *