Sugestões para não abusar na ceia do Reveillon

By Agência TB Web Dicas Gourmet Nenhum comentário em Sugestões para não abusar na ceia do Reveillon

Substituições para uma ceia mais light

As deliciosas comidas típicas da ceia de fim de ano ajudam a gente ganhar uns quilinhos a mais. No entanto, existem algumas refeições que podemos incluir ou substituir –  peru ao invés do tender, quinoa no lugar do arroz branco e  sobremesas livres de glúten e lactose – que podem te ajudar a entrar no ano de 2017 mantendo a silhueta de 2016 que você lutou tanto pra conseguir. Veja abaixo como é simples.

Entrada

Vá fundo nas oleaginosas como amêndoas, castanhas, macadâmia, avelã e nozes. Elas reduzem o impacto do das bebidas alcoólicas e são fontes de vitaminas e minerais antioxidantes como vitamina E, selênio, magnésio, zinco, glutationa entre outros.

Comece com uma salada, de preferência com muitas folhas. Evite molhos industrializados e gordurosos, preferindo os feitos a base de azeite e limão, que ajudam na digestão e saciam o paladar. Podemos ter como exemplo: salada de brotos com abacate, mix de nuts e sementes.

Prato principal

Inicie sempre pela proteína, garantindo maior saciedade durante a festa. O peru, por exemplo, é uma boa opção, 125 calorias a cada 100 gramas contra as 130 do tender. Ou também o Pernil com 16o calorias contra 171 do lombo.

Quem prefere pode optar por peixes, temperados apenas com sal, pimenta do reino e limão. Fuja das preparações fritas, com, creme de leite ou gratinadas.

Para acompanhamentos, dê preferência ao arroz integral e incremente-o com frutas secas e raízes. Outra boa opção é servir quinoa com lentilhas e cebolas.

Farofa não pode faltar, mas pode ser funcional. É só substituir a manteiga pelo óleo de coco, que estimula a redução do colesterol e tem poder antioxidante.

Sobremesa

Os clássicos da mesa de Ano Novo não precisam ser deixados de lado. Até mesmo a rabanada, que é rica em calorias na sua apresentação original, pode ter passe livre quando assada no forno com baguetes sem glúten, usando leite de coco ao invés do leite regular e cobertura de sucralose, coco ralado e canela. Assim ficamos livre de glúten e lactose.

 

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