O Benefício do Treinamento Isométrico

Treinamento Isométrico

Durante a execução dos exercícios sentimos uma pequena dificuldade na amplitude dos movimentos que aumenta conforme as repetições. Isso é comum em todos nós.
Mas o que fazer quando detectado o ponto concêntrico de maior dificuldade na amplitude do movimento?
O que fazer para melhorar?

Método

A isometria é aplicada em um ângulo específico do movimento, geralmente o mais fraco e o que se quer fortalecer. A técnica consiste em, por exemplo, uma sustentação de posição por um determinado período de tempo ou até a falha isométrica (SEWAL e MICHELI, 1984).
Resistindo a uma carga: utiliza-se menos de 100% do seu total de força, como a manutenção de um halter leve, por exemplo, em determinado ponto da amplitude de movimento de um exercício.


Superando uma carga: utiliza-se 100% do seu total de força para realizar um movimento contra um objeto imóvel, mesmo sabendo que ele não vai se mexer.
Nos dois casos, não é preciso se movimentar, o resultado virá da força que se faz para manter o corpo na posição por um determinado período de tempo.

Quem pode executar esse tipo de treinamento?

Praticantes dos níveis, iniciantes, intermediários e avançados. Também se aplica aos que desejam hipertrofia muscular, desde que sejam respeitadas as fases de preparação e planejamento prescritas pelo Educador Físico.

Contra-Indicações

Não recomendado para pessoas com problemas de hipertensão, pois podem elevar a pressão arterial. Cardiopatas também devem evitar esse tipo de treinamento.

Objetivo

O objetivo propriamente dito deste tipo de treinamento é o aumento de força no ponto concêntrico de maior dificuldade da amplitude de movimento, favorecendo o aumento de uma Repetição Máxima (1RM) de cada exercício trabalhado.

Texto escrito por Leonardo Tarjano. Estudante do 8º período de Educação Física – Bacharelado na Universidade Celso Lisboa. Curso de musculação em academia, OverTraining e Cross Training. Estagiário na Body Coach Club unidade Abolição.

Posts Relacionados

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *